top of page

Chocolates e seus benefícios!

São tantas informações que escutamos e lemos sobre o chocolate que muitas vezes pensamos: será que todas são verdadeiras? Será que o chocolate nos traz realmente benefícios?


Como passou a Páscoa sei que temos em casa uma quantidade maior de chocolates que o resto do ano, e pensei que seria um bom momento para sabermos tudo que ele pode fazer por nós, e quem sabe introduzir ele mais no nosso dia a dia. Claro, sempre pensando no equilíbrio.


Este objetivo de levar bons chocolates para as famílias está bem claro na nossa empresa, hoje nossos estudos se concentram em produzir um chocolate que possa realmente somar na nossa saúde.



Leio bastante sobre chocolate e seus benefícios, mas gostei muito de um livro que li, da nutricionista Dra. Rosana Farah (Chocolate Energia e Saúde), sobre o que o chocolate pode fazer por nós, vou dar uma breve resumida.


- Dar uma sensação de bem estar: isso acontece porque ele tem, em sua composição, triptofano e magnésio, que estimula a produção da serotonina, responsável pela sensação de prazer e felicidade. Ele também evita a oxidação e deterioração das células. Enfim melhora nosso humor.


- Energizar: cafeína e a teobromina presentes no chocolate são substâncias estimulantes, que em doses equilibradas aumentam a concentração e a disposição da pessoa.


- Amenizar a TPM: no período pré – menstrual, as alterações hormonais levam a diminuição de serotonina, o déficit aumenta a sensação de tristeza e abatimento, tornando as mulheres mais irritáveis e deprimidas. O chocolate aqui funciona super bem.


- Evitar o mau colesterol: 50g de chocolate escuro têm a mesma quantidade de flavonóides (antioxidante) que um copo de vinho tinto. Tanto os flavonóides como os dois ácidos (esteriático e oléico) que estão no chocolate, previnem o aparecimento do LDL, o mau colesterol.


- Despertar paixão: o chocolate contém feniletilamina, a mesma substância química liberada no cérebro quando estamos apaixonados.



- Conferir saúde cardiovascular : um estudo apresentado em reunião da Sociedade Britânica de Ciências aponta o chocolate como fonte de flavonóides, compostos químicos que diminuem as chances de coagulação do sangue, principal causa de derrames e ataques cardíacos. A pesquisa mostrou que a quantidade dessas substâncias contida em uma pequena barra de chocolate preto equivale à concentração de flavonóides de seis maças, quatro xícaras e meia de chá, 22 copos de vinho branco ou dois copos de vinho tinto, tradicionalmente conhecido como protetor do coração.Em relação aos diferentes tipos de chocolate, o amargo parece trazer mais benefícios em relação à pressão arterial e ao coração. Duas barras pequenas de chocolate amargo por dia podem baixar a pressão arterial de pessoas vítimas de hipertensão, e diminuir sim, os riscos de infarto e derrame (Segundo pesquisadores da Universidade de Colônia, na Alemanha).


- Influir no humor e no comportamento: algumas pessoas usam o chocolate como forma de automedicação para compensar a deficiência de alguns nutrientes, provavelmente o magnésio.


Super abraço e até semana que vem !!!!!



37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page