top of page
Foto do escritorDaniela Ferronatto

O consumo de chocolate dentro de casa aumentou em 2020

Esse é um assunto interessante para conversarmos: como foi o consumo de chocolate na pandemia. Fui buscar dados para entender como o consumidor de chocolate se comportou nesse momento difícil que estamos vivendo.


Foi constatado que mais de 90% dos brasileiros compraram chocolate para consumo dentro de casa em 2020, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Kantar encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB). Esse dado nos mostra que o consumo compartilhado do chocolate está em alta, apesar de ter tido também o crescimento fora do lar a partir do terceiro trimestre, é significativo o aumento dentro de casa. Com esses dados entendemos que a compra de chocolate começa a ser pensada também, não apenas por impulso. O consumidor pesquisa sobre o que quer consumir, sobre o que é um bom chocolate, que ele seja um alimento com benefícios para a saúde, etc. Por isso acredito muito na compra do “estoque” do mês para todo a família, assim fica mais fácil ter o hábito de comer um bom chocolate e não comprar qualquer um na rua. Porque se tiver vontade de comer um docinho melhor que seja de qualidade.




Acredito que o desafio maior que tivemos em 2020, tantos para nós empresas e/ou pontos de venda de chocolate, é deixar os produtos com fácil acesso aos consumidores, que eles possam comprar tanto nos pontos físicos como nos canais virtuais. Encontrar a maneira que nosso cliente gosta de comprar nesse momento é de total importância.

Também nessa pesquisa foi destacado um novo comportamento de consumo, que deu preferência ao comércio da vizinhança, ou seja pontos de venda próximos a sua casa. Para o presidente da ABICAB , o movimento já era esperado, “ Apesar do crescimento de outros canais de venda, o varejo tradicional ainda se manteve relevante durante o período mais crítico da pandemia”.


Super abraço e até semana que vem !!!!


OBS: Sobre a Kantar – líder global em dados, insights e consultoria. Atuam em mais de 90 mercados e é a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem.


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page