Uma das nossas maiores perguntas, através do site e redes sociais, é sobre a conservação do chocolate, ou melhor, quando a pessoa abre a barra de chocolate e não encontra aquele chocolate brilhoso, com aroma irresistível, homogêneo e surgem as dúvidas:
- O que aconteceu?
- Posso comer?
- Como a empresa vende algo assim?
- Será que não viu quando foi embalar?
Espero que neste texto consiga esclarecer o que pode acontecer com o chocolate até o momento de você consumi-lo.
Todo o chocolate deve ser armazenado em local fresco, seco, protegido de luz e afastado de odores fortes. Temperaturas altas e umidade afetam sua qualidade e podem prejudicar o prazer em saboreá-lo. Nunca leve o chocolate para a geladeira, pois quando tirar a condensação irá fazer com que fique úmido e fazer o sugar bloom (florescimento de açúcar).
Explicando melhor:
Como conservar o chocolate?
Nunca na geladeira – a umidade é um dos piores inimigos do chocolate. Ela provoca traços de branqueamento, um chocolate bem embalado, ao abrigo da luz e em ambiente bem seco, pode se conservar por um bom tempo sem perder seus aromas. Os bombons, melhor dentro de uma lata – bem fechado, ou cobri-los com filme plástico. O chocolate tende a captar os odores que o cercam, e perder os seus. Ambiente seco, fresco e protegido de luz – a temperatura ideal, situa-se entre 16°C e 22°C.
Como evitar o branqueamento?
O chocolate deve estar bem temperado, esta temperagem garante a estabilização e a homogeneização dos cristais de manteiga de cacau. Ela impede a migração desses cristais para regiões periféricas do chocolate, que seriam a causa dos traços brancos.
Conserve-o em boas condições: se a temperatura de armazenamento ultrapassar 24°C, um branqueamento “gorduroso” aparecerá. Ao contrário, temperaturas mais baixas, por exemplo a geladeira, faz com que a condensação da água que se forma desencadeie uma recristalização do açúcar e resulte em um branqueamento “açucarado”.
Uma dica para saber qual o branqueamento: esfregue a superfície do chocolate. Se os traços brancos desaparecerem, trata-se de branqueamento gorduroso.
O que fazer para “recuperar” um chocolate esbranquiçado?
Se você esquecer o chocolate, por exemplo, no carro em uma tarde de verão, você pode sim consumi-lo, se puder usá-lo para outros fins melhor, após resfria-lo utilize para ganaches, mousses, etc.. Entenda então que o branqueamento do chocolate é uma modificação do seu aspecto que influencia um pouco no gosto. Mas esta reação, devido às condições de conservação ou a má temperagem, não apresenta nada de tóxico. O chocolate esbranquiçado é comestível.
O chocolate é sensível, por isso é necessário um cuidado especial com o manuseio e a temperatura para mantermos sempre seu delicioso sabor!!!
Se tiver alguma dúvida entre em contato, adoraria auxiliar e trocar informações.
Um super abraço e até a próxima semana!!!
Yorumlar