Dicas e utensílios para usar o chocolate nos preparos!!!!!

Falamos muitas vezes aqui, do chocolate, modelos, porcentagens, como armazenar, curiosidades, combinações e receitas, e lembrei de uma questão importante. Muitas vezes simples, mas é bom conversarmos sobre alguns detalhes e dicas de utensílios para usar o chocolate nos seus preparos.


No inverno o nosso “carro chefe” é o Preparo para Chocolate Quente, e além das dúvidas de como fazer (tem um vídeo de todos os passos no site, na descrição do produto), também gostamos de salientar sobre os utensílios que usamos. Sempre gosto e sugiro que tenhamos em casa os utensílios para serem utilizados com os doces separados dos que utilizamos para o salgado. Este cuidado interfere muito, porque o chocolate é sensível a cheiro e sabor. Por exemplo, se você usar uma colher de silicone ou madeira para salgado e doce, pode acontecer de seu preparo de chocolate modificar o sabor. Então tenho aqui em casa, colheres separadas, leiteira para aquecer o leite, etc, para não interferir no sabor final.


Depois dessa dica super valiosa para o resultado do seu preparo. Vamos falar sobre os equipamentos e utensílios para os preparos com o chocolate, provavelmente você já tenha a maioria dos itens básicos, ou podem adaptar tranquilamente. Se forem fazer várias receitas com o chocolate, você considerará os itens listados abaixo de excepcional utilidade.





- Tigelas: para derreter o chocolate, melhor de vidro para colocar no micro-ondas, ou até fazer um banho-maria. Três tamanhos é ótimo, porque muitas receitas você irá acrescentar outros ingredientes na mesma tigela.


- Facas tipo espátulas: essenciais para obter uma aparência lisa em coberturas ou ganache. Também são úteis para espalhar o chocolate derretido numa fina camada sobre papel para fazer decorações, além de usá-las para temperar o chocolate.


- Superfície fria: uma pedra de mármore é a melhor opção, se você quiser temperar o chocolate, ou esfriá-lo rapidamente.


- Garfo para banhar: aquele com cabo longo para banhar frutas, trufas no chocolate de modo que o excesso do chocolate não fique nas bordas, mas caia de volta na tigela.


- Formas de metal: dos tamanhos que preferir, para bolos, sobremesas, pudins.


- Sacos e bicos de confeitar: para modelar o recheio, fica lindo. Os sacos também podem ser feitos de papel para fazer decorações e colocar nos bolos e sobremesas.


-Termômetro: prático e facilita muito na temperagem do chocolate.


- Pão duro ou lambe lambe ou espátulas de silicone: esse é ótimo, só cuidar para usar somente em misturas doces.


- Fouet: maravilhoso para todos os cremes, claras e misturar preparações que devem ser

aeradas.


-Peneira: peneirar farinhas, açúcares, cacau em pó, eliminando grumos.


-Balança: para não ter erro na receita, pesar é bem importante.


Considero esses ótimos, vão facilitar muito suas receitas, vai ser mais produtivo, prático e terá um resultado maravilhoso nos preparos.


Super abraço e até semana que vem !!!!!!

6 visualizações

FERRONATTO CHOCOLATE FINOS

Rua Gov. Roberto Silveira, nº 1268 - Bairro Pio X, CEP: 95032-710 | Caxias do Sul - RS

Fone: (54) 3027-1949 / (54) 3028-6858 - Email: sac@ferronatto.ind.br

Atendimento:

Segunda/Sexta - 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:45

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social